tijolices

Para ir sendo construído, disse eu no início. A obra acabou.

Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

segunda-feira, agosto 01, 2005

Mais uma tijolice

“As pessoas que eu considerava boas continuavam de certa forma a sê-lo apesar dos seus actos. (…) O que sinceramente me entristecia era saber que mesmo com a melhor boa vontade do mundo se pode reprovar no teste que o mundo nos faz, um teste facilmente superado pelos regidos por normas mais flexíveis. Continuava a desejar que a vida fosse conduzida de forma justa, honesta. Mas e se a honestidade descobrisse verdades, tendências, vícios intragáveis? Nessas circunstâncias, a honestidade afinal não compensava. Com que firmeza se pode condenar uma curiosidade que talvez nunca tenha sido satisfeita? Os bem comportados devem ter muitas mágoas, perceberam demasiado tarde que poderiam ter-se divertido mais, se ao menos agarrassem outras oportunidades, precisamente aquelas de que tão obedientemente tinham desviado os olhos.”

in
A Baía dos Anjos, Anita Brookner, Casa das Letras, 2005

26 Comments:

Blogger Fátima Santos said...

querida Mitsou, é apenas para comunicar que amanhã, segunda-feira, dia 1 de Agosto, às 14 horas, na RTP 2 (erre tê pê dois), no Magazine RTP2, lá estarei coladinha ao televisore que como me solicitaram não farei publicidade e apenas EU estrei frente ao televisor amanhã, segunda-feira, dia 1 de Agosto, às 14 horas, na RTP 2 (erre tê pê dois), no Magazine RTP2, lá estarei coladinha ao televisor.Beijinhos.

01 agosto, 2005 00:11  
Anonymous Anónimo said...

Mana Mitsou,
Até parece que não me conheces. Eu, je, I, ich, yo, io ?
Eu não digo a ninguém!!!!!

É amanhã, segunda-feira, dia 1 de Agosto, às 14 horas, na RTP 2 (erre tê pê dois), no Magazine RTP2, certo?

Então, amanhã, segunda-feira, dia 1 de Agosto, às 14 horas, na RTP 2 (erre tê pê dois), no Magazine RTP2, lá estarei coladinha ao televisor.

Espera, não vá o diabo tecê-las lá estarei mais cedo... 15,45, amanhã, segunda-feira, dia 1 de Agosto, às 14 horas, na RTP 2 (erre tê pê dois), no Magazine RTP2

//(~_~)\\ um beijo da Titas

01 agosto, 2005 00:14  
Blogger Afrodite said...

vim para te descansar, Mitsou.
Podes contar com o silêncio da Titas. Aquela boca é sagrada! Um túmulo.
Nunca um segredo saíu daquela garganta funda.

Vai já dormir. Precisas descansar.
Fecha o computador. JÁ!!!!!!
§(~_~)§ beijo da Afrodite

01 agosto, 2005 00:17  
Blogger António said...

Olá!
Isto é uma mensagem pessoal.
Devido ao facto de o Clix ter aumentado a velocidade de download do ADSL, o meu modem não tem capacidade para suportar a situação actual (2048 kbps) que é 4 vezes superior à anterior.
Embora eles ofereçam um novo modem, a sua entrega demorará uns 7 ou 8 dias.
Como não quero ficar sem contactar os meus queridos amigos virtuais por muito tempo, decidi ir amanhã comprar um modem de 8 Mbps que custa € 250, verba que eu ainda consigo pagar (embora esteja receptivo a dádivas caridosas...eh eh). Como depois ainda tenho de o instalar, penso que só estarei operacional lá para o fim da tarde.
Estou a escrever do PC do meu filhote que não está muito satisfeito com a perda do tempo de antena.
Eu também espero não perder um tempo de antena, amanhã!

(comentário ao post fica para a próxima pois hoje estou apressado, ok?)
Jinhos

01 agosto, 2005 00:33  
Anonymous Anónimo said...

Walter Benjamin é autor de um ensaio primoroso, estudado (e traduzido) em várias línguas, chamado A tarefa do tradutor (Die Aufgabe des Übersetzers). Segundo Benjamin, "a tradução, em última instância, tem por fim exprimir a relação mais íntima entre as línguas". E pergunta: "Se nas traduções a afinidade das línguas é de se comprovar, como evidenciá-la a não ser pela transmissão mais exacta possível da forma e do sentido original?" Para o filósofo, uma tradução, "por melhor que seja, nada significa para o original. No entanto, por sua traduzibilidade, mantém um vínculo estreito com o original".

Ainda segundo Benjamin, no original, conteúdo e língua formam uma unidade determinada, como a do fruto e da casca, enquanto a língua da tradução envolve seu conteúdo, "como um manto real, com dobras sucessivas".

O filósofo acrescenta que assim como a tradução é uma forma autónoma, "também se pode compreender a tarefa do tradutor como autónoma e diferenciá-la com precisão da tarefa do escritor". Ele conclui seu texto dizendo que "todos os grandes escritos, em qualquer grau, e a Sagrada Escritura em grau máximo,contêm nas entrelinhas sua tradução virtual. A versão interlinear do texto sagrado é o arquétipo ou o ideal de toda tradução".
//(~_~)\\ um beijo da Titas

01 agosto, 2005 02:11  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

E o dia 1 de Agosto passou a ter um sabor mais bonito, este ano.
Mas que bando de alcoviteiras...
Está-se mesmo a ver q também não vou estar colada à tv hoje, dia 1 de Agosto, às 14 horas, na RTP 2!


Querida Mi, maninha, o teu post mexeu comigo de uma forma muito pessoal, conheço muitas sensações, sobretudo a do desviar os olhos. Um beijo enorme!

01 agosto, 2005 09:00  
Blogger JMTeles da Silva said...

A boca da Titas é um badalo!A boca da Titas é um badalo!A boca da Titas é um badalo!A boca da Titas é um badalo!A boca da Titas é um badalo!A boca da Titas é um badalo!A boca da Titas é um badalo!
Bjocas.
PS: a música de hoje é...bem...!

01 agosto, 2005 09:48  
Anonymous Anónimo said...

Eu cá quero que os bem comportados tenham meninos!... - beijo, IO.

01 agosto, 2005 10:54  
Blogger eduardo said...

Já me fizeste dar ordens na cozinha: "Hoje quero almoçar na sala. E quero a televisão grande sintonizada na 2. Com toda a gente caladinha, hã..."

Ficaram todas a olhar p'ra mim. ;)

Beijokas

01 agosto, 2005 11:00  
Blogger Menina Marota said...

Eu já tenho a cassete preparada para a gravação!


E, que ninguém se atreva a mudar de canal! Já avisei... quero o cão e o gato fora da sala e a gaiola do canário no terraço! No aquário não mexo, porque eles são bem comportados... não falam nada!!

Um abraço e um sorriso do tamanho do mundo...;)

01 agosto, 2005 11:26  
Blogger Cris said...

Bem, eu n percebi mt bem o q é q vai acontecer hj na RTP2 (erre tê pê dois) às 14 (catorze) horas, mas se os meus meninos n fizerem uma birra enorme por ficarem sem praia tb me vou colar ao ecrã da RTP2, ai se vou! É q eu sou mt cusca!

Mas, Mitsou, o teu texto está espectacular e bem real. Desviar os olhos faz-nos mtas vezes passar ao lado do melhor q a vida tem!

Um beijinho imenso, menina linda!

01 agosto, 2005 11:35  
Blogger Mitsou said...

Eu já devia calcular que isto acontecesse. Meus amores, AGORA é que eu estou nervosa! Já vi a gravação e comecei a reparar nos pormenores..ai, ai, há lá uns "de facto" a mais, Cinda Maria! Mas enfim, seja o que tiver de ser! (Lexotans tenho, sim, obrigada :) Beijinhos a todos pelo vosso carinho!

01 agosto, 2005 11:39  
Blogger wind said...

Vou-me pregar em frente à erre tê pê dois:) beijos

01 agosto, 2005 11:57  
Anonymous Anónimo said...

Hoje,14 horas,RTP2???????????
Alguém faz o favor de depois mandar para aqui os pormenores?É que às 14 horas vou estar algures na A1,a caminho de um bocadinho de férias.
Obrigada,obrigada.
Cumprimentos

01 agosto, 2005 12:19  
Anonymous Anónimo said...

Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O italiano maridão já tinha visto na sexta.

"ahhh, é a tua mana? então diz-lhe que, para a próxima, vá de 'mini-gonna'"

jinho titas

01 agosto, 2005 14:26  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

LOLOL
Querida Mi!
Estavas tão bem! Super profissional! Cá para mim nunca contas é à gente q apareces!

Muito LINDONA!
Beijão!

Achas decente ser tão elegante!? Achas, achas!? ;)

01 agosto, 2005 14:55  
Blogger lobices said...

...foi um doce, ver-te!...
...parabéns... estavas muito bem
...linda
:)**

01 agosto, 2005 15:54  
Blogger Conceição Paulino said...

minha querida. cheguei agorinha e vi, na Titas (claro) k ias estar na RTP2- Só k já foi...Só amanhã retomo com o ritmo normal. Bj grande e saudoso

01 agosto, 2005 16:03  
Anonymous Anónimo said...

Eu apenas tenho a dizer que estiveste muito bem... O camarman é que nem por isso. :) Podes contar todos os teus maiores segredos à mana, que ela é um livro intrasponivel.

Gostei de te rever...
Beijos

01 agosto, 2005 16:06  
Blogger Night said...

Pois pois pois o trabalho não me permite estar ligado a tv nesse horário :(
Beijocas*

01 agosto, 2005 17:11  
Blogger Toze said...

Passou a hora, e eu não vi !!!
Fiquei com pena, mas vou comprar o livro...e quem sabe, talvez, um dia , o possas assinar :)

Beijo
Finurias / Toze
www.cagalhoum.blogspot.com
www.revelando.blogspot.com

01 agosto, 2005 17:34  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Mitsou
Embora avisado, o horário não me permitiu ver a tua performance que foi, com certeza, de grande qualidade, de facto... :)
Um beijo
Daniel

01 agosto, 2005 19:36  
Blogger Menina Marota said...

Estavas linda Mitsou!! Uma verdadeira Dama das Letras...!
Adorei ver-te! Perfeita!!

Melhor que muitas profissionais, acredita, que estavas mesmo!!

Parabéns e um jinho grande :)

01 agosto, 2005 19:43  
Blogger António said...

"Os bem comportados devem ter muitas mágoas; perceberam demasiado tarde que poderiam ter-se divertido mais, se ao menos agarrassem outras oportunidades, precisamente aquelas de que tão obedientemente tinham desviado os olhos."

Como ontem tinha prometido cá vim comentar o texto.
Digo-te que gostei particularmente do excertinho do excerto que escrevi acima.
É do livro que traduziste e sobre o qual hoje deste uma lição de postura televisiva.
Muito bem!
Quando começas com o teu programa pessoal? eh eh
Grande beijo

01 agosto, 2005 23:06  
Blogger lobices said...

...concordo com o que o António acabou de escrever, não só sobre a tua "postura televisiva", como também com a pergunta sobre quando começas com o teu programa pessoal
...why not?
...who knows?
:)))***

02 agosto, 2005 00:09  
Blogger António said...

Meu Deus!
Que exagero!
Sou só um sedutor barato...eh eh eh
Jinhos, muitos

02 agosto, 2005 09:09  

Enviar um comentário

<< Home