tijolices

Para ir sendo construído, disse eu no início. A obra acabou.

Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

sexta-feira, agosto 05, 2005

Apontamento

Ontem presenciei uma cena que me enterneceu. Sempre achei estranho que certos homens não cumprimentassem publicamente um grande amigo (ou até o próprio pai, for that matter) com dois beijos. Cresci numa família em que os filhos adultos ainda beijam o pai. (Mas, lá está, entre irmãos já não o fazem.) Aos poucos, e talvez por influências a que tão sensíveis somos (seguindo quiçá o exemplo do que se passa no programa do Jô Soares) já se vai assistindo a manifestações dessas para com figuras do espectáculo, sobretudo se forem de provecta idade e comprovada heterossexualidade. Agora, estar numa esplanada e assistir ao encontro inesperado de dois amigos que não se viam há muitos anos e que, além do abraço de palmadas nas costas, se cumprimentam com dois beijos, ainda provoca olhares de surpresa. Ou até um ou outro sorriso malicioso. É pena. Eu também olhei, enternecida, e quando lhes sorri foi para os felicitar por ousarem ser diferentes.

23 Comments:

Blogger Conceição Paulino said...

k bem fizeste. O carinho é o melhor do mundo e da vida. Bj grande, amiga

05 agosto, 2005 09:53  
Blogger lobices said...

...e a música (como não poderia deixar de ser...) continua a nos encantar...
...e são, na verdade, essas manifestações de amizade (quiçá de carinho ou de amor) que marcam a diferença no mundo de hoje...
...ainda bem que lhes sorristes; fostes, assim, cúmplice daquele momento de amizade e alegria...
...partilháste
...deve ter sido bom para eles e para ti... fico feliz por isso
:)**

05 agosto, 2005 10:16  
Blogger JMTeles da Silva said...

Mas não foi na boquinha, não?
Provocadora!
Vivam os homenzarrões, sim!

05 agosto, 2005 11:29  
Blogger th said...

O carinho e a ternura, bens que a par do Amor faz falta no Mundo, devia ser o nosso gesto quotidiano para os que nos estão próximos, sejam eles homens, mulheres, filhos, irmãos, amigos ou simplesmente os que connosco convivem...th...um beijo para ti...

05 agosto, 2005 12:35  
Blogger Unknown said...

Amiga isto já não é o que era, o normal parece ridículo. Beijos

05 agosto, 2005 12:48  
Blogger wind said...

Essas manifestações de carinho e amizade são lindas. Há que acabar com preconceitos! Ainda bem que lhes sorriste:) beijos e bom fim de semana

05 agosto, 2005 13:09  
Blogger Anna^ said...

Ai esta música.....linda lindaaaaa :)Pq é q a música francesa soa sempre tão doce?

Qto às demonstrações de carinho entre homens é pena q haja tanto preconceito e nem toda a gente ouse deitar cá para fora o q lhe vai na alma...e as coisas q se perdem por isso!

Bjokas minha querida e bom fds ":o)

05 agosto, 2005 13:18  
Blogger António said...

Minha querida!
E desde quando é que os homens cumprimentam as mulheres (amigas, esposas de amigos, colegas de trabalho) com um ou dois beijos?
(e vice-versa, claro)
Há muito pouco tempo, como te deves lembrar!
Dantes, só beijinhos entre senhoras e dos meninos nas senhoras e nos familiares mais velhos.
Enfim...primeiro vem a moda, depois o hábito e, por fim, a tradição!
Mas a tradição já não é o que era, pois não? eh eh eh

Obrigado pela visita à minha box.
Sobre livros, posso dizer-te que não sou nem editor, nem livreiro, nem tipógrafo....eh eh
Se alguém quiser publicar alguma coisa minha...posso negociar.
Eu não vou pagar para publicar o que já está exposto ao público.

Jinhos

05 agosto, 2005 16:13  
Blogger Isa Maria said...

saõ os preconceitos que não nos deixam ser o que queremos. È esta vida.

05 agosto, 2005 16:29  
Anonymous Anónimo said...

Também tenho amigos que se beijam e é bonito. E em Nápoles, onde se diz que eles são todos 'muito homens', é assim que se cumprimentam. Mas, tudo isto também vai dos hábitos que nem sempre gera boas 'ideias feitas'...
Beijo, IO.

05 agosto, 2005 17:29  
Blogger andorinha said...

As manifestações de apreço e carinho são sempre de louvar sejam elas entre mulheres ou homens.
Já é tempo de se cabar com esses preconceitos.
Beijnhos e bom fds.:)

05 agosto, 2005 18:35  
Blogger SaoAlvesC said...

realmente é uma parvoíce que as mulheres possam beijar-se a braçar-se em publico e os homens que o fazem sejam logo apelidados disto e daquilo... estamos no século 21, que diabo, já é hora de deitar estes preconceitos estupidos por terra!

bjinho pra ti e bom fim de semana.

05 agosto, 2005 22:00  
Blogger Ultimate_pt said...

Parabéns pela tua pose e pensamento durante a entrevista no Magazine 2.
Gostei muito do diálogo,no entanto achei que a camara estava mal posicionada relativamente ao cenário.
Lembranças.

05 agosto, 2005 22:14  
Anonymous Anónimo said...

After the voice, after the earing, after all the words that had been said, I feel the need of let here, into your "words`home", a last wish for the night: sleep well and the angels be with you.
My litlle kitaro`s kiss.

05 agosto, 2005 23:07  
Blogger Mocho Falante said...

Esta é a verdadeira magia da amizade.. não tem perconceitos

06 agosto, 2005 00:37  
Blogger Madalena said...

Também me enternece o que contas. No entanto, não me espanta, pois os homens da família cumprimentam-se de beijinho. Beijinho para ti também.

06 agosto, 2005 01:59  
Blogger Fata Morgana said...

Os sortudos viram-te sorrir!

Eu não te vi, mas vou arranjar maneira de ver (para além de ao vivo, em Setembro!)
Um beijinho grande e carinhoso, cheio de saudades.

PS. Não consigo entrar no blog da nossa Mana :(

06 agosto, 2005 04:52  
Blogger Fallen_Angel said...

olá...
o mal desta sociedad é q tem medo do q os outos poderam dizer acerca deles, ainda estao muito "dependentes" dos o utros, pq eu tenho a certza q a muitos masi apetecia fazer essa cena de carinho, mas tem vergonha de ser mal intepetadox, o q é mau...
:O)

bjinho

06 agosto, 2005 13:30  
Blogger Caracolinha said...

Não me canso de dizer que tu és, de facto, uma mulher muito especial ... esse é o verdadeiro segredo da amizade, derrubar diariamente barreiras ... que se lixe o que os outros pensam, o importante é termos a capacidade de sermos felizes, se com isso não invadirmos o espaço do outro.

Um beijão doce como tu ...

Linda música ... ~:o)

06 agosto, 2005 13:38  
Blogger Amita said...

Olá Mitsou. A alegria do abraço, a estima carinhosa do beijo. Neste país ainda há muitos tabus a vencer. Foi linda a tua reacção. Bjokas grandes e uma flor para um bom fim-de-semana

06 agosto, 2005 18:46  
Blogger Menina Marota said...

É verdade, existem muitos preconceitos na forma dos homens de cumprimentarem... mas, felizmente isso está a passar...

Nos países de Leste a tradição é mesmo o beijo... e, não vem mal nenhum ao mundo por isso.

Deixo-te um jinho terno e bom domingo cheio de serenidade... :)

07 agosto, 2005 12:41  
Blogger Night said...

Eu cumprimento o meu pai com dois beijos, ja o fiz uma vez a um amigo meu em pleno xoping na pura brincadeira e reparei nos olhares mas não estou nem aí, nao tenho que provar nada a ninguem, coitados daqueles que pararam a mente no seculo 15, beijocas

08 agosto, 2005 19:57  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Já "reparei" nisso.
Penso q na minha família também há esse hábito. E sp que vejo dois homens beijarem-se na cara sei q são familiares. Acho humano, normal. Como dirias.... um doce!
Mil beijos minha doce e querida mana Mi :*

09 agosto, 2005 07:50  

Enviar um comentário

<< Home